Professores convidados

Ana Calindro

Ana Calindro é docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2019) e Professora Adjunta do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ (2018-atual). Atuou como Professora Adjunta de Língua Portuguesa no quadro efetivo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2016-2018). Possui Bacharelado em Linguística e Bacharelado e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP (2006); Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2009); Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2015), com Estágio Doutoral na Universidade de Cambridge (2014-2015); Pós-Doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2016). Tem experiência e atua na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em teoria e análise linguística, sintaxe, sintaxe diacrônica, Linguística Histórica, aquisição da linguagem e ensino de português como língua materna e segunda língua.


Andrew Nevins

Andrew é Professor Titular de Linguística da UFRJ. Possui graduação em ciências cognitivas e ciência da computação pelo Massachusetts Institute of Technology (2000), e doutorado em linguística pelo Massachusetts Institute of Technology (2004). Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência e produção em linguística, com ênfase em fonologia, morfologia, linguística experimental, e línguas indígenas. É autor de "Locality in Vowel Harmony" (MIT Press, 2010), co-autor de "Morphotactics: Basque Auxiliaries and the Structure of Spellout" (Springer, 2012), co-organizador de "Rules, Constraints, and Phonological Phenomena" (Oxford University Press, 2008) co-organizador de "Inflectional Identity" (Oxford University Press 2008), "Sonic Signatures", (John Benjamins 2017), "Recursion Across Domains" (Cambridge University Press, 2018), e "O apelo das árvores" (Pontes, 2018). De 2013-2017 foi co-editor da seção Squibs and Discussion do periódico "Linguistic Inquiry" (MIT Press).


Beatriz Protti Christino

Professora Adjunta IV do Departamento de Letras Vernáculas (Setor Língua Portuguesa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na graduação e pós-graduação, e pesquisadora-colaboradora do Setor de Linguística do Museu Nacional-UFRJ, onde atua como docente no Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (PROFLLIND-MN-UFRJ). Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). No mestrado, trabalhou na área de historiografia linguística examinando questões ligadas ao purismo lingüístico no Brasil dos anos 1920. Em seu doutorado, investigou o circuito de produção e recepção das pesquisas acerca de línguas sul-americanas de 1890 a 1929 e, em especial, a obra de Capistrano de Abreu sobre a língua Kaxinawá (ou hantxa kuin), obtendo Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses. Em seu primeiro pós-doutorado, no IEL-Unicamp (2008-2011), examinou aspectos morfossintáticos do Kaxinawá (Pano) no início do século XX e no início do século XXI, dando especial atenção à concordância de participante nos predicados secundários. Atualmente, dedica-se ao estudo de variedades do Português que funcionam como língua para a comunicação interétnica para comunidades indígenas brasileiras e, em particular, à descrição da morfossintaxe e de aspectos interacionais do Português dos Kaxinawá. O projeto de pesquisa desenvolvido sob sua direção, entre 2012 e 2017, "Efeitos do contato linguístico: aspectos morfossintáticos do Português Huni-Kuin (Kaxinawá)", contou com o apoio financeiro da FAPERJ (edital APQ 1, processo E-26/ 111.344/ 2013) e envolveu trabalho de campo nos municípios acrianos de Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, assim como nas cinco aldeias Kaxinawá da Terra Indígena do Rio Breu. Hoje, coordena o projeto "Aspectos estruturais e discursivos de variedades indígenas de Português",


Dante Luchesi

Dante Luchesi é professor titular de língua portuguesa da Universidade Federal Fluminense, pesquisador 1C do CNPq, membro do Comitê Assessor de Letras e Linguística desse órgão, desde outubro de 2016. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. Coordena o Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia (www.vertentes.ufba.br). É autor dos livros Língua e sociedade partidas (2015), Sistema, mudança e linguagem (2004) e organizador e autor do livro O português afro-brasileiro (2009).


Jaqueline Peixoto


A professora Jaqueline Peixoto é pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguística (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras/UFRJ (2007), Mestre em Linguística pelo mesmo Programa (2003), e Especialista em Línguas indígenas brasileiras pelo curso de Pós-graduação lato sensu Formação de Jovens Pesquisadores na Área de Línguas Indígenas Brasileiras (2001), oferecido pelo Setor de Linguística do Museu Nacional/UFRJ. Docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (Profllind) do Museu Nacional (UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Letras em rede nacional (Profletras). Pesquisadora Colaboradora da Linguística do Museu Nacional. Professora Associada do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. Responsável pela execução do projeto Aspectos da variação sintática e fonológica do português como primeira e segunda língua de falantes indígenas brasileiros (Registro Sigma 20324). (Texto informado pelo autor)


Luciana Sanchez Mendes 

A professora Luciana Sanchez é professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas subrrepresentadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Obteve seu doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8 / Vincennes Saint-Denis (2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), investigando a língua Wapixana, e na USP, com um projeto de pesquisa acerca das sentenças comparativas em português brasileiro e em Karitiana. É coautora, com Ana Quadros Gomes, do livro Para Conhecer Semântica publicado em 2018 pela editora Contexto. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas.


Marcelo Melo

O professor Marcelo Alexandre Silva Lopes de Melo possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é Professor Adjunto de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha com Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, mudança linguística, modelos baseados no uso.  

Tania Clemente de Souza

Tania Clemente de Souza possui graduação em Letras: Português-Russo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado pela Universidade Paris 7 (1996). Atualmente, é professora associada (II) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, centro onde desenvolve pesquisa com línguas indígenas desde 1981. É professora adjunta aposentada da Universidade Federal Fluminense e foi professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, discurso e imagem, análise do não-verbal. É líder de vários projetos de pesquisa subsidiados por diferentes editais (CNPq e FAPERJ). Coordena o Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som ? Labedis, vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Edita a Revista Policromias ? Estudos do Discurso, Imagem e Som, com publicação de artigos de renomados autores nacionais e internacionais.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora